fbpx

Fatia de mercado. Você sabe qual é a sua?

Certamente você já ouviu a expressão: “Estou matando um leão por dia”. Essa é uma da piores coisas que um empresário pode dizer, e isso acontece quando você não tem uma fatia de mercado.

A importância da fatia de mercado

Vou contar para você a minha experiência. Quando eu comecei com a minha loja, em 1983, eu vendia roupa para todas as classes, bolsos e idades, mas logo percebi que deveria definir meu público, primeiramente o sexo, depois a idade e o mais difícil, a classe social. À partir disso eu pude definir os produtos que iriam atender melhor o meu público e fidelizar meus clientes.

Nesta mesma época, uma empresa começou a concorrer com a minha, e alguns dos meus clientes passaram a frequentá-la, porém, sofria a pressão do preço, e por não ter uma fatia de mercado, começou a vender os produtos mais baratos, facilitando a concorrência.

Disponível também somente em áudio. Ouça o podcast!

A fatia de mercado certa

Com essa história, quero mostrar que o que mais faz você perder o foco na fatia de mercado é o preço, pois ele atrai muitas pessoas e sem querer, você venderá seus produtos mais baratos, migrando assim, para outra fatia de mercado, diferente da sua.

Para que isso não aconteça, é muito importante você ajustar o preço até o limite que a sua fatia de mercado consome, pois matar um leão por dia é terrível! O melhor caminho é conquistar e ser fiel aos seus clientes.

Se você perceber que seus clientes estão sumindo, primeiro descubra o por quê, pois muitas vezes queremos apresentar soluções sem saber a causa real do problema.

Quando nossa empresa começa a faturar menos, começamos a ter novos planos de negócios criamos ilusões, mas não se iluda! Foque em sua fatia e certamente você conseguirá se recuperar.

Não se esqueça de deixar seu comentário ou dúvida.

Um grande abraço!

Fechar Menu