fbpx

Não existe um método mágico para empreender. O que existe é muito trabalho, dedicação e controle.

Eu acredito que o empreendedorismo é a única maneira de mudar a vida de uma pessoa, de pobre para rica.

Paulo Lopes

empresário raiz

Uma trajetória de Sucesso

Com mais de 35 anos de experiência no empreendedorismo, o empresário Paulo Lopes possui negócios no setor da indústria de confecções, imobiliário, além de investimentos no agronegócio e no mercado financeiro, mas foi preciso muito esforço para chegar ao patamar que chegou.

Em 1983, aos 19 anos, tendo apenas 40% do valor, Paulo comprou uma loja de roupas na região central de uma cidade bem no interior de São Paulo. Ele tinha o desejo de se casar e não tinha a certeza que conseguiria arcar com as despesas da família, por isso, com a ajuda do pai, adquiri a loja e começou a trabalhar.

A loja vendia de tudo. Vestidos de noivas, roupas de inverno, e tudo mais que se possa pensar. Mas os produtos estavam encalhados nas prateleiras. Uma semana depois de comprar a loja, uma frente fria passou pela região e eu coloquei toda a loja com preço promocional. Vendeu cerca de 80% de tudo o que tinha e com isso obteve capital de giro para mantê-la.

Com este dinheiro, Paulo Lopes vai até São Paulo em busca de novidades e a sua loja se torna um sucesso. Em sete meses já havia pago o restante do combinado com o antigo proprietário da loja, constrói a sua casa e finalmente consegue se casar.

Em 1987 decide abrir uma segunda unidade da empresa em outra cidade, que durou apenas 2 anos, pois a loja não engrenava.

Já em 1990, Paulo inaugura sua Confecção, com apenas três máquinas e três funcionários, em um cômodo de uma casa. Após quatro anos, a empresa também não decolava e ele decidiu assumir o comando integral da fábrica.

Em 1994, decidir instalar a indústria em uma outra cidade, por ser sede regional, mas começou perder o pouco que havia conquistado em 11 anos.

Antes de regressar para sua cidade, em 1995, decidi doar para ações sociais e Igrejas parte do meu lucro, o que naquela época não era quase nada. Mesmo assim, senti a necessidade de agir diferente e isso mudou minha história, completa.

Ao voltar para sua cidade o negócio no ramo da confecção decolou. Em 1996 já tinha 30 funcionários, em 1997 saltou para 70.

Até o ano de 2002 eu investiu na fábrica e ela cresceu como um torpedo. Naquela época Paulo já possuía mais de 7 mil metros de galpões, 200 funcionários e produzia dezenas de milhares de peças por ano.

Após tanto investimento nas empresas, 19 anos depois de iniciar com uma loja no centro da cidade, Paulo decide empregar o lucro na construção de uma casa, investir na compra de carros e em viagens com a família. 

Em 2004 parou de investir na indústria de confecção e passou atuar em outras áreas do setor de negócios. Até o ano de 2014 fiz investimentos em seringueira, no agronegócio e no setor imobiliário com a construção de imóveis para locação. Desde 2015 também atua como investidor no mercado financeiro.

Em 2019 lança o canal Empresário Raiz, um projeto dedicado ao empreendedorismo onde Paulo compartilha suas experiências através de vídeos e palestras por acreditar que o empreendedorismo é a única forma de mudar a vida das pessoas.

Fechar Menu